segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Dia mais barato para casar!


Se existisse um concurso de popularidade para os dias da semana, sábado ganharia. Desde quando éramos crianças, diversas coisas, na maioria das vezes as mais legais, eram agendadas para o dia de sábado. Mesmo agora que estamos "maiores" sábado continua sendo o dia da semana que marcamos diversos compromissos. Não é diferente para casamentos. Sábado é quando acontece a maioria dos casamentos em todo o mundo. Mas isso está mudando, muitos casais estão escolhendo dias diferentes como Quinta, Sexta e Domingo para casar - isso não é em vão, pois muitos desses casais descobriram que casar nesses dias pode trazer uma grande economia nas despesas do casório.

Motivos práticos para desconsiderar o sábado

- Igrejas, buffets e espaços estão normalmente reservado com 1 ano ou mais de antecedência no Sábados;

- Para alguns casais, pode ser legal ter o casamento em uma data específica, como a data de casamento dos pais, por exemplo, acaba sendo mais interessante do que ter o casamento no sábado;

- Ter um casamento no meio da semana pode fazer com que economize no vôo da lua de mel, pois pode ser mais barato voar na semana que no fim de semana;

Economia no casamento durante a semana

Alguns espaços e buffets podem cobrar mais barato para fazer o seu casamento em um dia que o local não tem nenhuma reserva. Tente negociar o serviço oferecido ou até mesmo um desconto na locação do espaço já que o lugar não teria nenhuma reserva prévia. É o simples caso da lei da oferta e da demanda. Essa negociação pode seriamente ser considerada como "ganha-ganha" onde os dois lados poderão se dar bem.

Será muito mais fácil negociar uma data onde vocês não terão outros 5 casais querendo "tomar" a sua data. Além disso a prestação do serviço pode ser de melhor qualidade já que os profissionais não estarão tão ocupados e dividindo a atenção com diversos outros eventos acontecendo ao mesmo tempo.

Casamento (no feriado) prolongado...

Um casamento no feriado prolongado também pode ser mais barato, pois nem todos os casais querem ter o dia da união na mesma data de um feriado. Mas também tem alguns pontos positivos que podem colaborar com o seu orçamento. As reservas dos espaços para casamentos também são menos concorridas que nos dias normais. Além disso, você pode fazer um casamento temático e economizar com os itens de decoração (um casamento junino por exemplo). Abuse das idéias e faça algo bem divertido.

Só cuidado com alguns pontos que podem ser o verdadeiro desastre. Tenha certeza de avisar os seus convidados com bastante antecedência, abuse do Save the Date antes do convite neste caso. Muitas pessoas programam viagens e férias nessas datas e pessoas importantes podem faltar no seu casamento. Esse mesmo fator será relevante para o número de convidados na sua festa, será bem menor, pois muitos não desfazem os planos de viagem para comparecer em um evento social, como um casamento por exemplo, somente os mais chegados comparecerão. Por isso pague o buffet para menos pessoas que o calculado pois a margem de desistência no casamento será grande.

Outro ponto importante é ter certeza que os fornecedores, como fotógrafos, salão de beleza estarão disponíveis para te atender na data, pois os estabelecimentos podem estar fechados.

Em cidades grandes como São Paulo, cuidado com o trânsito de pessoas deixando a cidade, e no caso de cidades turísticas, como praia por exemplo, o trânsito de pessoas chegando na cidade. Legal marcar o casamento no meio do feriado assim o risco diminui.

As flores podem ser mais caras no período de dia dos namorados e dia das mães por exemplo, cuidado com essas datas! Tente utilizar outros feriados.

Casamento animado

Não pense que o seu casamento será pouco animado, menos chique ou de pequena duração ser for durante a semana ou no Domingo. Sexta à noite ou Domingo de manhã são ótimas opções. Pense em uma cerimônia no domingo de manhã como um coquetel com champagne. Uma cerimônia iniciando às 11hrs com uma recepção que vai até as 17hrs ou até uma cerimônia na Sexta às 20hrs seguido de jantar que seguirá até as 23hrs.


Atenção

Se marcar casamento durante a semana em cidade com muito trânsito, como minha querida Sampa, marque o mais tarde possível, pois as pessoas podem ficar no congestioamento por horas e demorar para chegar ao local da cerimônia, podendo atér perder o momento do SIM!

BOA SORTE!!!

4 comentários:

  1. Sheila,
    As dicas realmente são super úteis... pena que eu sou uma daquelas "tradicionais" que quer casar no sábado rsrs
    Postei um selinho pra vc no meu blog... passa lá!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oie...
    não consegui responder seu e-mail, então vai por aqui mesmo rs... aí vão:
    - o selinho que eu ofereci é o último, o quinto
    - no meu caso eu salvei as imagens dos selinhos no meu computador e depois adicionei como imagem na postagem
    - pra colocar o link dos blogs que você citar, é só selecionar as palavras que quer que tenham o link e clica no ícone de link que fica ao lado da opção de alterar a cor do texto da postagem, aí é só colar o endereço do blog q vc quer
    - pra avisar, é só entra nos blogs q vc indicar e colocar um post pra dona!
    Fiquei feliz por ser a primeira a te oferecer um selinho no blog!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oie
    Tem mais selinhos pra vc no meu blog...
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Olá Sheila, tb acho muito interessante para quem quer economizar fazer o casamento num dia que não seja sábado...eu não abro mão de casar no sábado, mas sei que vou gastar muito mais! É uma ótima alternativa pra casais com o orçamento "apertado"
    Estou te linkando, bjs

    ResponderExcluir